quinta-feira, 3 de maio de 2007

Um pai hi-tech

Para ler ouvindo... infelizmente, como a música que eu realmente queria não existe nos acervos das rádios on-line, preferi não citar nenhuma

Pai dos burros. Vocês se lembram dessa expressão muito utilizada antigamente? E o significado dela, vocês também lembram.

Pois é, há um certo tempo era comum se referir ao dicionário dessa maneira. Ele é muito utilizado, principalmente, para pesquisas sobre o significado e a grafia de palavras (geralmente aquelas que se preocupam em escrever bem).

No entanto, o tempo foi passou e a tecnologia nos apresentou a uma tal de internet. Ou seja, temos, a um clique, não só o significado de palavras como muitas outras coisas. Em especial, quero destacar duas “ferramentas” desse meio de comunicação: Google e Wikipedia. Eles são duas formas riquíssimas de pesquisa.

O primeiro é uma mão na roda na vida de qualquer pessoa, pelo menos na minha é. Eu até brinco com meus amigos e o chamo de Tio Google. Tudo que não sei, pergunto a ele. Ele é um sábio! Ops! Será que é mesmo? Nem tanto. É preciso ter um certo cuidado ao fazer pesquisas nele, pois não se deve acreditar em tudo, uma vez que ali pode aparecer o que qualquer um “joga na rede”.

O segundo é mais sério do que o Google, mas mesmo assim também se deve ter o pé atrás. Por que? Porque se trata de uma enciclopédia, na qual qualquer pessoa pode acrescentar definições, informações, dados, estatísticas... qualquer coisa.

Mas, onde é que está seu Dicionário Aurélio e sua Enciclopédia Barsa (na versão impressa, claro!)? Nem sabe mais, né? É, os tempos passam, e esses pais-dos-burros ganham suas versões digitais ou similares digitais. É a tecnologia!

Até a próxima!!

Nenhum comentário: