quinta-feira, 10 de maio de 2007

Se mancol chamando...


Para ler ouvindo O Telefone tocou novamente - Jorge Ben Jor

Tava “passeando” pela página principal do UOL, quando me deparei com o link “Etiqueta do celular”. E parei para refletir sobre o seguinte fato: o Brasil tem 102,13 milhões de telefones celulares (dados registrados em março/2007). Quantos, desses 102 milhões de usuários, sabem utilizar corretamente esse meio de comunicação? Aliás, não só esse como todos os outros também. No entanto, nesse post vou ficar só na telefonia móvel mesmo.

Se bem que, pedir que as pessoas saibam usar o bom censo na hora de fazer uma chamada através de um celular é pedir muito, principalmente se estiver falando de um país como o Brasil, que nem educação básica de qualidade tem. Bem, voltemos ao celular. Decidi então visitar o link e me deparei com os seguintes mandamentos:

1. Não falarás enquanto dirige
Já existem pessoas suficientes no mundo com problemas para controlar veículos ou telefones individualmente. Coloquem-os juntos e teremos um grande perigo (..).

2. Não usarás seu fone Bluetooth em qualquer situação
Você está lá, usando seu fone Bluetooth, porque a qualquer momento uma ligação urgente pode surgir, e você precisa estar disponível de qualquer jeito para atender. (...)

3. Não falarás mais alto no seu celular do que falaria em qualquer outro telefone Sim, é verdade que o celular não transmite o que você diz da mesma forma que em um telefone comum. Mas mesmo assim eles captam e transmitem sua voz satisfatoriamente. (...)

4. Não deverás se apegar demais ao seu celular Por razões óbvias, dependência por comunicação contínua não é saudável. No trabalho, você pode até enlouquer com ela, mas em casa, dê um descanso ao seu aparelho.

5. Não deixarás o celular em cima da mesa caso ele toque
(...) Se ele tocar, você pode ouví-lo muito bem se ele estiver no seu bolso ou cinto.

6. Não tornarás o celular mais importante do que a empresa
(...) Isso significa não fazer ligações quando um garçom está anotando seu pedido (...) ou quando está em uma fila.

7. Não deixarás o celular tocando apenas para mostrar seus toques “descolados” Os ringtones viraram mania. Mas ninguém precisa ficar ouvindo o hino do seu time de futebol só porque você quer mostrar seu amor à torcida.

8. Deverás desligar seu celular em funerais, casamentos, aulas de yoga e quaisquer locais onde não seria permitido levar uma criança chorona
Faça o teste do bebê chorão. Se você ficasse envergonhado em ter uma criança chorando em determinada situação, então silencie seu telefone.

9. Não gravarás uma mensagem de introdução com duração superior a 15 segundos
(...) Muitos se lembram da gravação da secretária eletrônica de George Constanza, do seriado Seinfield (...). Era brilhante, mas desculpe, somente a turma do seriado tinha paciência para escutá-la até o final.

10. Nunca atenderás seu celular enquanto estiver no banheiro
Na era da informação, não podemos perder de vista três letras importantíssimas: TMI (Too Much Information). Essa expressão é utilizada quando se divulga informações pessoais em excesso, a ponto de fazer o receptor se sentir desconfortável.

*Fonte http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/04/18/idgnoticia.2007-04-18.3191146142/IDGNoticia_view?pageNumber=2

Eu ainda acrescentaria alguns itens, tais como:

11. Não insistirás em uma chamada
Não tem coisa pior do que não poder (ou querer) atender a uma chamada e o dito-cujo do outro lado ficar insistindo, direeetoooo. Assim, se a pessoa não atendeu de primeira, alguma coisa tem, né. Dá um tempo e tenta novamente mais tarde, mas não um minuto depois.

12. Pegar um celular emprestado, sem autorização do dono
Isso é o fim. Pegar emprestado já é chato, ainda mais sem permissão e para realizar chamadas ou enviar mensagens. Vamos se tocar, né, pessoal! Se quiser emprestado, peça ao dono, pelo menos.

Nenhum comentário: