quinta-feira, 8 de março de 2007

Evolução Feminina




Propositalmente, atrasei um pouco a postagem dessa semana. Queria publicar no Dia Internacional da Mulher para poder prestar uma singela homenagem a todas elas.

Mulher, ser tão contraditório. Ao mesmo tempo em que é frágil, é forte. Mas de onde vem tamanha força? Da terra, do ar, do mar ou de qualquer outro lugar. A mulher já nasce guerreira.

Essa mulher parece mesmo estar em uma guerra, pois vive buscando mais. Ela foi às ruas gritar sua independência como ser e, a cada dia, tem conseguido. Embora ainda tenha que continuar lutando, dessa vez contra preconceito, ela já quebrou muitas barreiras. Hoje, ela consegue habitar lugares antes dominados pelos homens.

Profissionalmente falando, ela invadiu o "Clube do Bolinha". Podemos vê-la dirigindo um táxi, consertando um encanamento, comandando uma empresa. A mulher de hoje não fala mais só sobre unhas, cabelos, filhos, como muitos homens ainda pensam. Claro que esses assuntos ainda continuam em suas conversas, até porque a mulher não deixou de ser feminina, mas política, economia, cultura também estão fazendo parte de diálogos.

Mas há quem critique toda essa emancipação. Dia desses, em uma conversa com senhoras, elas lamentavam o surgimento dessa competição homens-mulheres. Segundo elas, hoje a mulher está mais independente e mais atirada. O que por um lado é bom, por outro nem tanto. Os homens dizem estarem assustados com toda essa revolução. A revista Veja (edição nº 1984 de 29/11/2006) teve como manchete principal “As chances de casar”. Segundo a matéria, a mulher estava casando mais tarde e que isso se devia ao fato de que ela estava cada vez mais seletiva, uma vez que o seu nível de qualificação estava maior e melhor.

Porém, onde ela quer chegar com essa revolução? Acredito que pretende mesmo conquistar um bom lugar ao sol, só que, para isso, paga-se um certo preço. Só que cabe a cada uma avaliar se está disposta a pagar por ele e até onde vale a pena. Acho que não tem dia mais apropriado do que hoje para refletir um pouco sobre isso. Um bom Dia Internacional da Mulher para todas.

*Foto: http://www.rjgeib.com/thoughts/rosa/rosa.jpg

Um comentário:

Juliana D. disse...

Oi Carolzita!!

Gostei muito do seu blog. Só soube naquele dia... Coloquei um link no meu. Sempre que tiver novidade, avisa, tá?

Tô com saudade, formiguinha! :*